Isabel Capeloa Gil

capeloa-gil

Professora Catedrática de Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e Fellow da School of Advanced Study (U.London). Doutorou-se em Estudos Alemães pela UCP, com investigação na LMU, Munique. Desempenha atualmente funções de Reitora da Universidade Católica Portuguesa. Com uma vasta obra publicada sobre cultura visual, modernidade e teoria cultural contemporânea, o seu trabalho de investigação tem contribuído para a definição do campo dos Estudos de Cultura. Dos títulos mais recentes destaca-se Humanidade(s), Considerações Radicalmente Contemporâneas, Coleção Argumento, 2016; The Cultural Life of Money, 2015, de Gruyter; Literacia Visual. Estudos sobre a Inquietude das Imagens, 2011, Edições 70.

Filomena Serras Pereira

filomena-serras-pereira

Filomena Serras Pereira é licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. É desde novembro de 2013 a Presidente do Conselho Diretivo do ICA, Instituto do Cinema e do Audiovisual, onde trabalha desde 1999.

Já desempenhou variadas funções no ICA, entre as quais a coordenação dos processos de concursos de apoio financeiro no âmbito da atividade cinematográfica, os procedimentos relativos à concessão de apoios financeiros, bem como ao controlo da aplicação e execução destes. Foi presidente de júri dos concursos de apoio financeiro realizados pelo ICA entre 2009 a 2011.

Elsa Mendes

em

Elsa Mendes é licenciada em História e mestre em História de Arte – Especialidade História da Arte Contemporânea. Doutorou-se em Letras, no ramo de Estudos de Cultura, Especialidade em Estudos Americanos – Estudos Fílmicos (2012), na Universidade de Lisboa. Desempenha, desde 2014, funções de Coordenadora Nacional do Plano Nacional de Cinema na Direção-Geral da Educação.

Para além da atividade académica nas áreas de Estudos Culturais e de Estudos Fílmicos, é professora e formadora de professores, desempenhando diversos cargos pedagógicos no exercício de funções docentes. Tem organizado Cursos de Formação nas áreas de História do Cinema, Iniciação à Educação Cinematográfica, História da Arte, e Cinema e História, no âmbito de programas de formação contínua de professores.

Eduardo Cintra Torres

ect

Eduardo Cintra Torres é doutorado em Sociologia, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É também Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa e na Escola de Sociologia e Políticas Públicas – ISCTE-IUL. Integra o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura na qualidade de investigador.

Com 17 livros publicados, Eduardo Cintra Torres é igualmente jornalista e crítico de TV e media em diversos meios de comunicação social (Correio da Manhã, Sexta, Jornal de Negócios e CMTV).