José Manuel Pérez Tornero

pt

José Manuel Pérez Tornero é licenciado em Letras e em Ciências da Informação e doutorado em Comunicação pela Universidade Autónoma de Barcelona, instituição de que é professor catedrático e diretor do Gabinete de Comunicação e Educação. É ainda titular da cátedra UNESCO (Global Chair on Media and Information Literacy and Intercultural Dialogue – UNESCO-UNAOC MILID UNITWIN) e Doutor Honoris Causa pela Universidad Aix-Marseille (atual Université de la Mediterranée).

É autor de numerosos livros e artigos e dirigiu uma coleção editorial sobre comunicação e media na Paidós. Atualmente dirige a Colección Media Literacy e co-dirige, com Luis Pastor, a coleção UOCPress, ambas da Universidade Aberta da Catalunha.

Nos seus estudos combina um enfoque teórico crítico – baseado na semiótica e na análise dos discursos sociais – com projetos de investigação e desenvolvimento (I+D+I), prestando especial atenção às políticas de promoção das competências mediáticas, da regulação do serviço público audiovisual e da cooperação em matéria de TIC e meios de comunicação. Os seus campos de interesse são a TV educativa e cultural, os discursos mediáticos (jornalismo, publicidade, comunicação política, etc.), a relação entre comunicação/educação/cidadania e a competência mediática.