MESA 10 – 04 maio 2019 | 09h00 – 10h30 | Anfiteatro 23.1.5

Inclusão Digital e Cidadania
Autoria Afiliação institucional Título
Dina Soeiro, Carla Patrão e Sílvia Parreiral IPC/ESEC, IPC/ESEC e IPC/ESEC, GRUPOEDE, CEIS20/UC Teclas Prá Vida a transformar janelas em realidades inclusivas
Raimunda Ribeiro, Lídia Oliveira e Cassia Furtado U. Federal do Maranhão, U. Aveiro e U. Federal do Maranhão Comportamento infocomunicacional em ambientes digitais: percepções e motivações dos cientistas da Informação e Documentação: Brasil e Portugal
Tânia Libório CICP, U. Évora Os desafios da Aventura Solidária no mundo des(informado)
Vitor Tomé e Carlos Pedro Dias U. Algarve/U. Autónoma de Lisboa e U. Autónoma de Lisboa Media, tecnologias e desinformação: 10 projetos comunitários desenvolvidos por alunos de Ciências da Comunicação
MESA 11 – 04 maio 2019 | 09h00 – 10h30 | Sala 23.3.4

Jovens e Media II
Autoria Afiliação institucional Título
Bárbara Janiques U. Minho Autenticidade ou comercialismo? Como a cultura do consumo é celebrada por uma jovem youtuber e suas audiências
Cássia Ayres e Maria José Brites U. Lusófona do Porto e CICANT, U. Lusófona do Porto Vigilância, desinformação e hostilidade: críticas dos jovens aos meios digitais e as contribuições das literacias críticas
Eliza Ribeiro de Oliveira e Vania Baldi U. Aveiro Cyberbullying entre jovens: um desafio conceitual
Leonor Guedes e Luísa Agante Faculdade de Economia da U. Porto Perceções dos adolescentes e dos pais em relação à utilização pelo marketing de micro-influencers no Instagram
Lidia Marôpo e Ana Jorge CICS.NOVA, IP Setúbal e CECC, U. Católica Portuguesa Uma agenda para a literacia do YouTube
MESA 12 – 04 maio 2019 | 09h00 – 10h30 | Sala 23.3.5

Públicos e Práticas Mediáticas
Autoria Afiliação institucional Título
Jaciara Januario, Lídia Oliveira e Cássia Furtado U. Federal do Maranhão/U. Aveiro, U. Aveiro e U. do Maranhão Competência ética e de direito de autor: uma proposta
Patrícia Dourado PUC-SP / CIAC-UAlg Práticas de roteiro e continuidade da criação no espectador
Pedro Moura, João Gonçalves e Catarina Navio CECS, U. Minho, Erasmus University Rotterdam e CIMJ Motivações dos fãs portugueses de anime: resultados de um questionário online
Raquel Pacheco CIAC O Espectador em Construção: Processo de criação da plataforma Primeiro Plano
MESA 13 – 04 maio 2019 | 09h00 – 10h30 | Sala 23.3.9

Os Media em Contexto Escolar I
Autoria Afiliação institucional Título
Adelaide Jesus, Alexandra Figueiredo, Bruna Afonso e Vanda Ferreira Entidade Reguladora para a Comunicação Social Ações de literacia mediática do regulador em contexto escolar: consumos de media dos alunos EPIS como orientação futura
Ana Filipa Oliveira CECS, U. Minho O espaço da criação e da produção mediática nas disciplinas de Português, Filosofia e Inglês – uma análise crítica dos currícula do ensino secundário
Márcio Santos, Maria do Céu Hernández Gonçalves e Luís Costa Gabinete de Educação do Município de Tondela, Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo e Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro O SOM DOS LIVROS: múltiplas literacias num programa de rádio realizado semanalmente pela comunidade educativa de Tondela
Marisa Mourão CECS, U. Minho Como levar a rádio para a escola e porquê? Apontamentos sobre uma experiência de Educação para os Média
Vítor Diegues EB/S Vale do Tamel e LabTE, U. Coimbra Rádios e televisões escolares: um contributo na promoção da Literacia para os Media
MESA 14 – 04 maio 2019 | 09h00 – 10h30 | Sala 23.3.10

Literacia e Plataformas Digitais
Autoria Afiliação institucional Título
Asunción Bernárdez Rodal e Laura Triviño Cabrera U. Complutense de Madrid e U. Málaga Brecha digital, redes sociales y la figura del prosumer en contextos educativos
Lina Moscoso Teixeira U. Minho O impacto da mudança de algoritmo do Facebook nos média alternativos Fumaça e Outras Palavras
Odete Santos e José Gabriel Andrade U. Católica Portuguesa e U. Minho/U. Católica Portuguesa Literacia para as plataformas digitas – Estudo de caso do Consulado Geral de Portugal em Paris
Ricardo Palmeiro, Luisa Aires, Helder Touças e Vanessa Veríssimo U. Deusto, U. Aberta e CM Lisboa Formação de formadores em Literacia Digital: a experiência dos monitores dos Espaços Internet no Alentejo
Visitación Pereda Herrero, Oihane Korres Alonso e Erlantz Velasco Luzuriaga U. Deusto Grupos de WhatsApp de padres y madres: experiencias y opiniones de los participantes