MESA 6 – 03 maio 2019 | 14h30 – 16h00 | Anfiteatro 23.1.5 | Resumos

Competências em Literacia Mediática II

Moderação: Sara Pereira

Autoria Afiliação institucional Título
Ana Melro e Sara Pereira U. Minho Fake news e o espírito crítico dos jovens na leitura da informação
Armanda P. M. Matos, Ana Maria Seixas, Maria Isabel Festas, António Moreira, Carlos Camponês, Paula Lopes e Vítor Tomé FPCE U. Coimbra, Dep. Educação e Ensino a Distância, U. Aberta, FL U. Coimbra e DCC da U. Autónoma de Lisboa Literacia digital e mediática – avaliar, compreender e intervir
Clara Rodrigues Future Balloons Unipessoal, Lda. Promoção das competências dos adolescentes na verificação de factos
Conceição Costa, Carla Sousa e Kathleen Tyner CICANT, U. Lusófona de Humanidades e Tecnologias e UT Austin Níveis de Literacia Mediática em Estudantes do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico em Portugal
Patrícia Fernandes, Armanda Matos e Isabel Festas FPCE U. Coimbra e CEIS20 Avaliação de competências de literacia mediática: estudo com crianças e jovens dos 4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade
MESA 7 – 03 maio 2019 | 14h30 – 16h00 | Sala 23.3.4 | Resumos

Experiências Formativas em Ambientes Digitais no Ensino Superior

Moderação: Pedro Braumann

Autoria Afiliação institucional Título
Aléxia Pádua Franco, Christiane Pitanga e Diva Souza Silva U. Federal de Uberlândia Educomunicação: experiência formativa no curso de Jornalismo da UFU
Ana Isabel Reis e Helena Lima U. Porto JornalismoPortoNet: plataforma digital de ensino do jornalismo na UP. Competências tecnológicas, aprendizagem e boas práticas
Eduardo García Zamora, José Luis Parejo e Inés Ruiz Requies U. de Valladolid Análisis de experiencias de aprendizajes ubicuos de estudiantes universitarios en contextos digitales
Noelia Santamaría-Cárdaba e Miguel Vicente-Mariño U. de Valladolid Comunicar ODS na educação universitária: análise de experiências educativas
Monica Fantin e José Douglas Alves dos Santos U. Federal de Santa Catarina Educação não formal e suas dimensões éticas e estéticas na formação midiática e cultural de estudantes universitários
MESA 8 – 03 maio 2019 | 14h30 – 16h00 | Sala 23.3.5 | Resumos

Participação e Cidadania Digital

Moderação: Rita Espanha

Autoria Afiliação institucional Título
Elsa Costa e Silva CECS, U. Minho Governação da Internet – a participação da sociedade civil em Portugal
Joana Bárbara Fonseca FL U. Coimbra Tecnodistopia Digital e Contravigilância – Black Mirror e a estética da resistência
Laura Neiva e Helena Machado Dep. Sociologia, U. Minho e Dep. Sociologia, U. Minho/CECS Big Data – (novo) paradigma tecnológico que facilita a produção de (des)informação? Aspetos éticos e operacionais
Luisa Aires, Ricardo Palmeiro e Visitación Pereda U. Aberta, U. Deusto e U. Deusto CO(I)NCIDIR: Espaços de reflexão e debate para construir a cidadania digital na rede
Patrícia Silva, Alice Delerue Matos e Roberto Martinez-Pecino CECS, U. Minho e Dep. Psicologia Social, U. Sevilha Os europeus com 50 + anos na Sociedade da Informação: principais determinantes para a (não) utilização da internet
MESA 9 – 03 maio 2019 | 14h30 – 16h00 | Sala 23.3.9 | Resumos

Formação de Professores no Tempo Digital

Moderação: Maria Emília Brederode Santos

Autoria Afiliação institucional Título
Felipe Aristimuño CIEBA, FB-A U. Lisboa A criação de conteúdos de media Social enquanto recurso educativo na formação contínua de professores
Joana Milliet Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Discricionariedade dos professores na implementação de políticas mídia-educativas em escolas públicas do Rio de Janeiro
Laura Triviño Cabrera e Carmen Vaquero Cañestro U. de Málaga Alfabetización audiovisual del profesorado de formación inicial en Educación Ciudadana y Educación Artística desde el videoclip Malamente
Maria José Brites CICANT, U. Lusófona do Porto Discursos e receios de professores sobre os usos do digital na escola: Investigação sobre educação para os media e para as notícias
Nadja Naira S. De Oliveira e Magda Pischetola Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Perspectivas didáticas na nova ecologia dos meios: um estudo em escolas públicas do Rio de Janeiro