MESA 1 – 03 maio 2019 | 11h30 – 13h00 | Anfiteatro 23.1.5

Media, Desinformação e Ética
Autoria Afiliação institucional Título
Bianca Persici Toniolo e Nathalia de Pinho Pereira U. Beira Interior É ético o jornalista conciliar atividades em redação e em assessoria de imprensa? Uma análise do caso brasileiro
Cynthia Luderer CECS, U. Minho Revistas de culinária de supermercados portugueses: desinformações que convocam ao consumo alimentar
João Pinto e Teresa Cardoso Laboratório de Educação a Distância e Elearning, U. Aberta Reviver na Rede: um projeto de inclusão digital
Letícia Torres e Mirian Nogueira Tavares U. Federal de Juiz de Fora/U. Algarve e U. Algarve O debate sobre questões éticas, políticas e morais entre consumidores e marcas nas redes sociais: o caso da cerveja Skol
Luciana Gomes Ferreira e Cristiane Gomes Ferreira Labcom.IFP, UBI/IPG e U. do Estado da Bahia Midias sociais, comunicação dialógica, pensamento crítico: construindo responsabilidade e ética em rede
MESA 2 – 03 maio 2019 | 11h30 – 13h00 | Sala 23.3.4

Jovens e Media I
Autoria Afiliação institucional Título
Ana Novo e Glória Bastos CIDEHUS, U. Évora/U. Aberta e CEMRI, U. Aberta Literacia para os Média dos estudantes do Ensino Básico e Secundário – uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017
Cristina Ponte, Daniel Cardoso e Eduarda Ferreira NOVA FCSH, ICNOVA, U. Lusófona e CICS.NOVA “Que situações na internet incomodam pessoas da tua idade?” As respostas de crianças e jovens portugueses
Marciel Aparecido Consani e Patricia Zimermann Escola de Comunicação e Artes da U. São Paulo Produção Midiática e Educomunicação: Tensões e desafios no Ensino Médio
Natália Oliveira Teles da Silva e Janara Kaline Leal Lopes de Sousa U. Brasília Literacia digital: um caminho para o enfrentamento a violência online contra meninas
Rafael Gué Martini Centro de Educação a Distância, U. de Estado de Santa Catarina As Práticas Pedagógicas Educomunicativas na integração da escola com a glocalidade
MESA 3 – 03 maio 2019 | 11h30 – 13h00 | Sala 23.3.5

Competências em Literacia Mediática I
Autoria Afiliação institucional Título
Ana Francisca Andrade e Cristina Ponte FCSH U. Nova de Lisboa Literacia para notícias em tempos de desordem informacional: práticas e competências em jovens adultos
Aurora Cuevas-Cerveró, Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco, Elmira Simeão e José Antonio Gómez-Hernández U. Complutense de Madrid, U. Federal do Paraná, U. de Brasília e U. de Murcia Competência em Informação e Alfabetização informacional: perspectivas na pesquisa hispano-brasileiras em informação, comunicação e sociedade
Estrella Luna Muñoz Instituto de Educação, U. de Lisboa Diálogo intercultural e integração social, competências necessárias para o trabalho dos jovens com os média
Paula Lopes e Bruno Carriço Reis U. Autónoma de Lisboa Desinformação e nativos digitais: limitações, riscos e danos de usos tecnológicos de jovens portugueses, mexicanos e cabo-verdianos
Renata Loureiro Frade U. de Aveiro e U. do Porto Ativismo coletivo feminino em Tecnologia: literacia como empoderamento, cidadania e inclusão acadêmica e profissional
MESA 4 – 03 maio 2019 | 11h30 – 13h00 | Sala 23.3.9

Entre Fake e News: as Eleições Presidenciais no Brasil
Autoria Afiliação institucional Título
Aldinar Martins Bottentuit, Maria Mary Ferreira e Maria Cléa Nunes Departamento de Biblioteconomia Informação, leitura e biblioteca como direitos humanos: os desafios dos bibliotecários brasileiros frente aos retrocessos do atual governo
Andreza Alves e Eduardo Faria U. Minho Entre fake news e pós-verdade: o caso Jair Bolsonaro nas eleições à presidência do Brasil em 2018
Inês Amaral e Sofia José Santos FL U. Coimbra/CECS, U. Minho e CES, U. Coimbra Fake news, redes sociais e democracia: reflexões a partir do caso das eleições presidenciais do Brasil de 2018
Jean Fábio Borba Cerqueira e Sonia Cristina Santos de Azevedo Cerqueira U. Federal de Sergipe Discurso e desinformação: uma análise do canal de Olavo de Carvalho no Youtube durante as eleições presidenciais 2018 no Brasil
Valéria Cristina Lopes Wilke U. Federal do Estado do Rio de Janeiro No tempo das fake news e da pós-verdade – política, democracia e literacia midiática
MESA 5 – 03 maio 2019 | 11h30 – 13h00 | Sala 23.3.10

Literacia Mediática e Informacional
Autoria Autoria Autoria
Carlos Pinheiro e Jorge Borges Rede de Bibliotecas Escolares O MILD como ferramenta para o uso crítico dos media na escola
Francisco Sousa e Josélia Fonseca CICS, U. Açores e CIEC, U. Minho O modelo MAPE de ensino à distância: questões de ética e gestão de informação
Gislane Costa, Maria Fernandes e Marina Aleixo IMS/FCSH Nova Comportamento informacional e literacia digital: uma experiência pedagógica
Liliana Carvalho Marques e Patrícia Lopes Pimenta IMS/FCSH Nova Hábitos informacionais – Da intermitência ao enraizamento do hábito
Paula Ochôa e Leonor Gaspar Pinto CHAM, FCSH U. Nova de Lisboa e U. dos Açores Mudanças no comportamento informacional e interações tecnológicas: espaço biográfico, memoralização e morte digital