Informamos todos os Educadores e Professores dos Ensino Básico e Secundário português (de todos os grupos de docência) que foi concedida a acreditação do 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), na modalidade de CURSO DE FORMAÇÃO (0,5 créditos).

 

Inscrição para beneficiar dos créditos de formação

Os educadores e professores inscritos no Congresso que pretendam obter os créditos atribuídos ao Congresso como ‘Curso de Formação’, devem fazer a sua inscrição aqui: https://goo.gl/forms/RYFm8tFwYxScP8Wt2

A inscrição deve ser feita até ao dia 30 de abril de 2017. O registo para a acreditação só deve ser efetuado após a inscrição geral no congresso.

 

Registo de Presenças

Os professores devem registar a sua presença em folhas próprias que estarão disponíveis no Secretariado do Congresso nos dias 05 e 06 de maio. A obtenção dos créditos exige a participação nos dois dias do Congresso.

 

Processo de Avaliação

Para a obtenção dos créditos, os professores devem elaborar um Relatório Individual de reflexão crítica, com base nas sessões em que irão participar ao longo dos dois dias do Congresso, que contemple:

  1. uma síntese crítica de duas sessões plenárias (uma do dia 05 e outro do dia 06 de maio) com a identificação das ideias-chave;
  2. uma análise reflexiva sobre um dos estudos, projetos, experiências ou iniciativas apresentados nas sessões temáticas paralelas;
  3. uma proposta de uma atividade(s) que tenha como objetivo central a promoção da educação/literacia para os media com alunos em contexto educativo, escolar ou não escolar, em atividades curriculares e/ou extra-curriculares.

Caso um professor apresente comunicação nas sessões paralelas, a entrega do texto completo substitui os elementos previstos nos pontos 1 e 2. Neste caso, deve ser entregue apenas o elemento previsto na alínea 3. Se o professor entregue apenas o PPT, ou equivalente, da sua apresentação, este elemento substitui o elemento previsto no ponto 2. Neste caso, devem ser entregues os elementos previstos nas alíneas 1 e 3.

O Relatório deverá ter um mínimo de 4 e um máximo de 8 páginas (Calibri, ou equivalente, tamanho 12, espaçamento 1,5). Deve ser entregue em formato digital até ao dia 10 de junho, para o email: congressolmc@gmail.com.

Para a avaliação final será usada uma escala de 0 a 10 valores. A aprovação representa um total de 0.5 créditos. Prevê-se a publicação dos resultados em finais de julho de 2017.