O Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) acreditou o V Congresso ‘Literacia, Media e Cidadania’ na modalidade de CURSO DE FORMAÇÃO (12h). A acreditação é válida para Educadores e Professores dos ensinos Básico e Secundário (de todos os grupos de docência). Como ação de formação contínua relevante para os professores bibliotecários, o V Congresso Literacia, Media e Cidadania será validado pela RBE, à semelhança dos anteriores, durante o mês de abril.

 

Inscrição para beneficiar dos créditos de formação:
A inscrição é feita através do formulário de inscrição no Congresso (disponível aqui) e apenas ficará válida com o pagamento da taxa de inscrição no Congresso.

A inscrição deve ser feita até ao dia 15 de março de 2019.

 

Processo de Avaliação:
Para a obtenção dos créditos, os professores devem elaborar um Relatório Individual de reflexão crítica, com base nas sessões em que irão participar ao longo dos dois dias do Congresso, que contemple:

  1. uma síntese crítica de duas sessões plenárias (uma do dia 03 e outro do dia 04 de maio) com a identificação das ideias-chave;
  2. uma análise reflexiva sobre um dos estudos, projetos, experiências ou iniciativas apresentados nas sessões temáticas paralelas;
  3. uma proposta de uma atividade(s) que tenha como objetivo central a promoção da educação/literacia para os media com alunos em contexto educativo, escolar ou não escolar, em atividades curriculares e/ou extra-curriculares.

Caso um professor apresente comunicação nas sessões paralelas, a entrega do texto completo substitui os elementos previstos nos pontos 1 e 2. Neste caso, deve ser entregue apenas o elemento previsto na alínea 3. Se o professor entregar apenas o PPT, ou equivalente, da sua apresentação, este elemento substitui o elemento previsto no ponto 2. Neste caso, devem ser entregues os elementos previstos nas alíneas 1 e 3.

O Relatório deverá ter um mínimo de 4 e um máximo de 8 páginas (Calibri, ou equivalente, tamanho 12, espaçamento 1,5). Deve ser entregue em formato digital até ao dia 5 de junho, para o email: congressolmc@gmail.com.

Para a avaliação final será usada uma escala de 0 a 10 valores. Prevê-se a publicação dos resultados em finais de julho de 2019.

 

Registo de Presenças:
Os professores devem registar a sua presença em folhas próprias que estarão disponíveis no Secretariado do Congresso nos dias 03 e 04 de maio. A obtenção dos créditos exige a participação nos dois dias do Congresso.