A primeira conferência do último dia do congresso é da autoria de Fergus Bell. A 04 de maio, o jornalista e consultor, especialista nas áreas da verificação, inovação na redação de notícias e em jornalismo colaborativo, discutirá alguns dos desafios que o jornalismo enfrenta no contexto formado pela relação entre tecnologia, desinformação e ética.

Fergus Bell

Forte defensor de altos padrões éticos, a experiência de Fergus Bell abrange os lados comercial e editorial da indústria de notícias. Nos oito anos em que esteve na agência de notícias Associated Press, tornou-se primeiro editor de media social internacional e conteúdos gerados pelos utilizadores, tendo também liderado as parcerias de redação e inovação para o lançamento de newsgathering digital, SAM Desk.

Fundou a Dig Deeper Media em 2015 e presta assessoria a empresas de radiodifusão, a editores e a start-ups no âmbito das notícias sociais e digitais e da transformação e inovação de redações. Lançou, em 2017, o Pop-Up Newsroom, uma estrutura para projetos de jornalismo colaborativo que já obteve sucesso nos EUA, Reino Unido, Suécia, tendo ganho o prémio “Verificado” – uma iniciativa criada para monitorar a desinformação durante as eleições mexicanas. Foi nomeado em 2018, membro do prestigiado Reynolds Journalism Institute.

Fergus Bell é conferencista no V Congresso Literacia, Media e Cidadania